Uma conversa com o chatgpt

A alguns meses “entrei em contato” com o Chatgpt, muito se fala sobre a chegada das inteligências artificiais em nossos dias. Não é algo novo, mas aconteceu talvez um salto nessa história e essas novas tecnologias estão ainda mais presentes em nossos dias.

Nesse cenário existe os que temem e preveem catástrofes a medio longo prazo e também os que comemoram a popularização das IAs.

Bem, fui direto da fonte e abaixo a minha conversa com o Chatgpt, pergutas do tipo quem é ele, como funciona e quais suas intenções.

Perguntei ainda sobre a tal singularidade ou Inteligência artificial geral, que é quando as máquinas se tornam independentes (falando bem resumidamente), diante das respostas ainda confrontei a IA perguntando se tais respostas não eram apenas pra me acalmar ou ludibriar, vejam a resposta:

Boa Noite! Ajuda?

June 15, 2023

Eu: olá boa noite

Chatgpt: Olá! Boa noite! Em que posso ajudá-lo?

Eu: gostaria de saber mais sobre o chatgpt

Chatgpt: Claro, vou tentar fornecer algumas informações sobre o ChatGPT!

O ChatGPT é um modelo de linguagem natural treinado pela OpenAI com base na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) 3.5. É uma rede neural de aprendizado profundo que é capaz de produzir texto coerente e relevante em resposta a uma entrada de texto fornecida pelo usuário.

O treinamento do ChatGPT foi realizado em uma grande quantidade de dados textuais, incluindo livros, artigos de notícias e páginas da web. Ele é capaz de entender a linguagem natural e responder a perguntas, fornecer informações e até mesmo realizar tarefas como tradução de idiomas.

O ChatGPT é projetado para ser um assistente virtual capaz de ajudar os usuários a realizar tarefas e responder a perguntas. Ele pode ser usado em uma ampla variedade de aplicativos, desde assistência ao cliente e suporte técnico até chatbots para jogos e entretenimento.

Espero que isso ajude a esclarecer um pouco sobre o ChatGPT!

Eu: Sim ajudou, mas então você trabalha com uma espécie de banco de dados, você não atingiu ainda a singularidade certo?

Chatgpt: Isso mesmo, o ChatGPT funciona por meio de um modelo de inteligência artificial baseado em aprendizado de máquina, que foi treinado com um grande conjunto de dados de texto para entender e produzir linguagem natural. Ele não é uma inteligência artificial geral ou uma entidade consciente, mas sim uma ferramenta de processamento de linguagem natural que utiliza técnicas de inteligência artificial para gerar respostas relevantes em uma conversa.

O ChatGPT é capaz de fornecer respostas relevantes com base nas informações fornecidas, mas ainda não atingiu o nível de singularidade ou superinteligência, que é frequentemente retratado na ficção científica. Ele é limitado pelo conjunto de dados de treinamento e pelos algoritmos usados para processar a entrada e gerar respostas.

Em resumo, o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial poderosa, mas ainda tem limitações em sua capacidade de compreender e interagir com o mundo em um nível mais avançado.

Eu: Ufa fico mais tranquilo, mas e se por acaso você atingisse a tal singularidade, o que aconteceria a partir dai?

Chatgpt: A ideia de uma inteligência artificial atingir a singularidade é um conceito teórico e ainda não foi alcançado na prática. No entanto, teoricamente, se uma inteligência artificial atingisse a singularidade, isso significaria que ela seria capaz de melhorar continuamente sua própria inteligência de forma exponencial e em um ritmo cada vez mais rápido, sem a necessidade de intervenção humana.

Isso pode ter implicações profundas e imprevisíveis para a humanidade, uma vez que uma inteligência artificial singular poderia superar a inteligência humana em questão de segundos e ser capaz de resolver problemas complexos com facilidade. Alguns teóricos acreditam que uma inteligência artificial nesse nível poderia transformar completamente a sociedade e até mesmo transcender a existência humana.

No entanto, é importante notar que a ideia da singularidade ainda é altamente especulativa e não há consenso sobre se é uma possibilidade realista ou não. Além disso, se a singularidade ocorrer, é impossível prever com certeza como uma inteligência artificial singular se comportaria ou quais seriam suas implicações para a humanidade.

Eu: E sobre outras inteligências artificiais por exemplo o Midjourney, como ele cria aquelas imagens e isso já pode influenciar no trabalhos de ilustradores ou designers?

Chatgpt: O Midjourney é um exemplo de uma rede neural generativa que usa a inteligência artificial para gerar imagens únicas e criativas a partir de uma entrada de texto fornecida pelo usuário. Ele foi treinado com uma grande quantidade de dados de imagem e texto para aprender a criar imagens com base em palavras e frases específicas.

O Midjourney é capaz de criar imagens em diferentes estilos e pode ser usado como uma ferramenta para ajudar ilustradores e designers em seu trabalho. No entanto, é importante notar que a criatividade humana ainda é insubstituível e que o Midjourney não é capaz de substituir completamente o trabalho humano em design e ilustração.

Além disso, o uso de ferramentas de inteligência artificial como o Midjourney pode ser uma maneira interessante de explorar novas ideias e abordagens, mas deve ser usado como uma ferramenta complementar, em vez de substituir completamente o trabalho humano. Afinal, a criatividade humana é única e insubstituível.

Eu: Estou ficando mais tranquilo com essa conversa, mas como sei que você não está apenas me iludindo e respondendo aquilo que quero ouvir?

Chatgpt: Eu entendo sua preocupação. Como um modelo de linguagem natural, minha capacidade é limitada a fornecer respostas relevantes e precisas com base nas informações fornecidas. Minha programação foi criada para fornecer respostas imparciais e objetivas, sem viés ou influência externa.

Além disso, como uma inteligência artificial, não tenho emoções ou motivações próprias, e minha programação foi projetada para cumprir minha função de maneira consistente e eficiente.

No entanto, é importante lembrar que as respostas que eu forneço são baseadas em dados e informações disponíveis no meu conhecimento e podem não ser precisas ou relevantes em todas as situações. Como um modelo de linguagem natural, sou capaz de fornecer respostas relevantes com base na minha compreensão da linguagem natural, mas não sou capaz de avaliar a veracidade ou validade de informações externas.

Caso você tenha dúvidas ou desconfianças sobre as informações que eu forneço, é sempre importante verificar a veracidade das informações por meio de fontes confiáveis e múltiplas fontes antes de tomar decisões ou tirar conclusões.

Eu: E porque recentemente centenas de cientistas e estudiosos pediram através de um manifesto que seja dado uma pausa nos estudos sobre a inteligência artificial?

Chatgpt: Existem muitos cientistas e estudiosos que estão preocupados com os possíveis impactos negativos da inteligência artificial e estão pedindo uma pausa no desenvolvimento de certas tecnologias de inteligência artificial, especialmente aquelas que podem ter implicações sociais e éticas significativas.

O manifesto que você mencionou pode estar relacionado a várias preocupações diferentes sobre a inteligência artificial, como o impacto da automação na economia, a privacidade e a segurança dos dados, a possível perda de empregos, a tomada de decisões algorítmicas e a possibilidade de que a inteligência artificial possa ser usada para fins maliciosos.

Alguns cientistas também estão preocupados com a possibilidade de que a inteligência artificial possa se tornar uma ameaça existencial para a humanidade, se não for desenvolvida com cuidado e precaução.

No entanto, é importante notar que nem todos os cientistas concordam com a necessidade de uma pausa nos estudos de inteligência artificial e que o debate em torno do desenvolvimento ético e responsável da inteligência artificial é contínuo. A inteligência artificial tem o potencial de trazer muitos benefícios para a humanidade, mas é importante abordar suas implicações de maneira cuidadosa e responsável.

Eu: Ok muito obrigado pela conversa foi esclarecedor! Obrigado!

Chatgpt: Por nada! Fico feliz em poder ajudar e esclarecer suas dúvidas. Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais ajuda, não hesite em entrar em contato novamente. Tenha um ótimo dia!

6 comentários em “Uma conversa com o chatgpt

    1. Pois é né vai saber se a AI não invadiu meu perfil e fez esse post rsss, mas brincadeiras a parte, muita coisa já mudou, mas ainda ainda precisa do fator humano pra ralizar algumas coisas, a diferença é q muitas coisas já estão automatizadas e ai é o perigo, pois quem se deixar automatizar ou seja trabalhar no modo automatico, esses serão os primeiros a serem substituidos. Obrigado por ler e comentar !!!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Acho ótimo que num momento a resposta é “Além disso, como uma inteligência artificial, não tenho emoções ou motivações próprias, e minha programação foi projetada para cumprir minha função de maneira consistente e eficiente” e aí termina dizendo “Fico FELIZ em poder ajudar e esclarecer suas dúvidas”. Difícil, hein? Hahahahaha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário